O que é Cold E-mail?

Cold e-mail (ou e-mail frio, em bom português) é a prática de iniciar uma conversa comercial via e-mail sem ter tido qualquer contato anterior com o lead. Muito, muito comum no mundo, e muito conhecida por ser pouco efetiva. É como uma Cold Call só que realizado via e-mail.

Inclusive escrevemos uma postagem inteira à respeito de cold call, confira aqui: Guia Cold call x Cold Call 2.0

Antes de mais nada, vamos entender o motivo dessa prática existir há tanto tempo, apesar de ser tão criticada, e continuar sendo usada: Em 2020 mais de 3 bilhões de pessoas serão usuárias de e-mails, 20.9% delas checando seus e-mails mais de 5x por dia. 50.8% dessas pessoas checam seus e-mails assim que elas acordam (fonte). Imagine! 

À essa altura, se você à geração Y, talvez você esteja achando que esse estudo é baseado em pessoas “velhas” e pensando que a única coisa que importa mesmo é o Instagram. Engana-se! A Forbes divulgou uma pesquisa (fonte) na qual esses mitos são desbancados (ponto pro e-mail, mais uma vez). Um terço dos millenials prefere e-mail pra trabalho ao invés de ligações, chats e videoconferências (Se você está no mercado B2B, mais pontos pra e-mail). Não apenas isso! A pesquisa revela também que mais da metade das pessoas nesse público (entre 18 e 24 anos) checa e-mails ainda na cama de manhã cedo (imagine!). 

Se você começou a ler esse post pensando que o e-mail estava morto, enganou-se redondamente!

Como parte do nosso trabalho com geração de leads por meio de big data é de encontrar e-mails (especificamente no mercado B2B) pros funis de vendas dos nossos clientes, parte do nosso trabalho é entender como melhor atingir pessoas por esse meio. Aqui vão alguns gatilhos Mentais ideais para usar no Cold E-mail:

  • Autoridade
  • Prova Social
  • Reciprocidade
  • Escassez 
  • Ganância

Evite a todo custo enviar e-mails institucionais e extensos sem ser um conteúdo interessante (esses sim já morreram há muito tempo). A ideia é ganhar a total atenção do lead. E-mails que começam como “Nossa empresa está no mercado há X anos…” tendem a ser só mais um email e o leitor não vai sair desse parágrafo! (qual foi a última vez que você abriu um e-mail desses e curtiu o conteúdo?) E-mails curtos e direto ao ponto tem a nossa preferência, mas tem muita gente que funciona bem com idéias mais elaboradas. depende muito do mercado, do público, educação com quem você está tratando. (se você falar inglês, esse texto aqui é bem legal)

Por isso é importante que você e a sua equipe testem diversos tipos de emails e também os títulos dos e-mails: imagine que adicionar o nome do recipiente no assunto pode aumentar a taxa de abertura em 22.2%! Nada menos do que 35% das pessoas abrindo e-mails o fazem baseado no assunto!!! (fonte). Por isso é preciso testar, testar e testar. Eventualmente você vai encontrar algo que funcione MUITO bem pra você.

Se ainda não tiver ficado claro cold email não é spam, nem email marketing! Permitam-me explicar a diferença:

O que é o SPAM?

São emails enviados em massa, genéricos, com abordagens chulas e promessas vazias. Geralmente, o corpo do email vem cheio de links e, inclusive, cuidado ao clicar neles. Horrível!

Cold mails são enviados para uma lista de leads com quem você deseja se conectar, com uma abordagem personalizada que busca entender e resolver os problemas do lead, ser uma solução para ele. Entendeu a diferença?

O que é email marketing?

O email marketing é um email enviado para uma base de contatos que assinaram no seu site e querem receber os seus conteúdos.

São e mails voltados para inbound e nutrição dos seus leads de base! Ou seja: você atrai as pessoas pro seu website das mais diferentes formas e as deixa tão impressionadas que elas se voluntariam pra receber e-mails de você. Essa é a premissa básica do inbound marketing.

Agora que você já sabe o que é um cold e-mail, qual objetivo dele e as características iniciais para estruturar um envio, que tal praticar e testar as possibilidades?

Quando você quiser praticar em escala, entre em contato conosco. Nós monitoramos TODAS as empresas do Brasil em TODOS os setores e podemos te entregar uma base de e-mails EXATAMENTE dentro do seu targeting (contando que você esteja vendendo pra outras empresas) inclusive te entregando e-mails validados de decisores. PASME! 🙂

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